Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projeto Jovem Aprendiz

O Projeto Adolescente Aprendiz, desenvolvido pela Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastora – Pastoral do Menor, em parceria com a Prefeitura municipal de Tapejara, tem como primeiro objetivo oportunizar aos adolescentes e jovens o acesso a cursos profissionalizantes de qualidade, favorecendo aos mesmos, crescimento pessoal, humano, social, psíquico e profissional, formando assim mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, capacitando jovens e adolescentes a partir de 14 anos e encaminhando-os ao mercado de trabalho na condição de aprendizes, para trabalharem na área de Auxiliar Administrativo. O curso de Assistente Administrativo é ministrado para adolescentes de 14 a 17 anos contando com um numero de 44 adolescentes e Jovens Matriculados. Oportunizando a esses jovens e adolescentes conhecerem habilidades profissionais básica como: apresentação pessoal, atendimento ao cliente, qualidade nos serviços prestados, meios de informação, convivência em grupo e relacionamento interpessoal. Ficando a cargo da Entidade formadora acompanhar e zelar para que o contrato de cooperação com as empresas do município e o desenvolvimento do projeto sejam cumpridos por ambas as partes, verificando sempre a freqüência e o desenvolvimento do adolescente e jovem no ensino regular, no curso de formação teórico e prático do aprendiz, na família e em suas dificuldades pessoais.O Projeto em andamento teve inicio no dia 15 de Outubro de 2011 e encerrará no dia 14 de Outubro de 2013.
A Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastor agradece a colaboração e empenho deste Órgão para realização deste Projeto que tanto tem contribuído para a inclusão social de adolescentes e jovens de nosso município, bem como de suas respectivas famílias.

Irmã Daiane P. Francisco. (Coordenadora do Projeto de Aprendizagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve Histórico da Entidade

Ao passar a residir na cidade de Tapejara, no ano de 1998, a Ir. Dirce da Silva, da Congregação das Irmãs de Cristo Pastor, sentiu a necessidade de ajudar as crianças carentes, e juntamente com algumas pessoas uniu forças e começou a fazer um trabalho com essas crianças. No entanto reuniam-se crianças e adolescentes uma vez por semana, ensinava-se datilografia e espiritualidade, com o passar do tempo e a adesão das crianças foi necessário aumentar as atividades realizadas, diversificando-as. Conseguiram-se monitores para a pintura em tecido, trabalhos manuais, aulas de inglês e recreação, sempre tentando conscientizá-los de seus direitos e deveres de cidadãos e cristãos. Com o aumento das atividades estas crianças e adolescentes passaram a serem atendidos duas vezes por semana até o término do ano de 2001. A partir do ano 2002 houve novamente a necessidade de repensar o atendimento as crianças adolescentes tapejarenses, pois a procura por parte deles era cada vez maior, então se formou uma comissão, pessoas que estavam auxiliando a pastoral fundaram a Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastora - Pastoral do Menor.