Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projeto Jovem Aprendiz

O Projeto Adolescente Aprendiz, desenvolvido pela Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastora – Pastoral do Menor, em parceria com a Prefeitura municipal de Tapejara, tem como primeiro objetivo oportunizar aos adolescentes e jovens o acesso a cursos profissionalizantes de qualidade, favorecendo aos mesmos, crescimento pessoal, humano, social, psíquico e profissional, formando assim mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, capacitando jovens e adolescentes a partir de 14 anos e encaminhando-os ao mercado de trabalho na condição de aprendizes, para trabalharem na área de Auxiliar Administrativo. O curso de Assistente Administrativo é ministrado para adolescentes de 14 a 17 anos contando com um numero de 44 adolescentes e Jovens Matriculados. Oportunizando a esses jovens e adolescentes conhecerem habilidades profissionais básica como: apresentação pessoal, atendimento ao cliente, qualidade nos serviços prestados, meios de informação, convivência em grupo e relacionamento interpessoal. Ficando a cargo da Entidade formadora acompanhar e zelar para que o contrato de cooperação com as empresas do município e o desenvolvimento do projeto sejam cumpridos por ambas as partes, verificando sempre a freqüência e o desenvolvimento do adolescente e jovem no ensino regular, no curso de formação teórico e prático do aprendiz, na família e em suas dificuldades pessoais.O Projeto em andamento teve inicio no dia 15 de Outubro de 2011 e encerrará no dia 14 de Outubro de 2013.
A Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastor agradece a colaboração e empenho deste Órgão para realização deste Projeto que tanto tem contribuído para a inclusão social de adolescentes e jovens de nosso município, bem como de suas respectivas famílias.

Irmã Daiane P. Francisco. (Coordenadora do Projeto de Aprendizagem)

A Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastora


A Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastora – Pastoral do Menor de Tapejara – Pr   é  uma Instituição de natureza privada sem fins lucrativos, criada sob a forma de Associação no dia seis (06) de Março do ano de dois mil e dois, com prazo de duração por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade Tapejara, Estado do Paraná, de conformidade com a Lei de Utilidade Pública Municipal nº 948 de 13 de maio de 2004. 

A Instituição tem por finalidades: 

Desenvolver o serviço de Apoio Socioeducativo às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social, oferecendo-lhes atividades que contribuam para seu desenvolvimento integral (humano, espiritual, cultural, político e psico social), bem como para o fortalecimento de vínculos e convivência familiar e comunitária;
  •  Promover o processo de socialização, através de atividades potencializem a sensibilidade e a auto-estima, dentro de uma perspectiva de formação cidadã, que instigue o protagonismo infanto-juvenil; 

  •   Desenvolvimento de atividades pré-profissionalizantes, que possibilitem o encaminhamento para o primeiro emprego;
  •  Proporcionar o desenvolvimento das capacidades e aptidões pessoais;
  • Oferecer e desenvolver ações socioeducativas por meio de oficinas pedagógicas de acordo com as faixas etárias atendidas;
  • Orientação Psicossocial para as famílias beneficiárias da Instituição;
              Constitui o público alvo da Instituição, Crianças e Adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como suas famílias, caracterizadas pelas diversas expressões da questão social, compreendendo especificamente situações de: fragilidades ou ausência de vínculos familiares e/ou comunitários, situações de estigmatização e/ou preconceito racial, sexual, étnico e cultural, pobreza, negação de acesso às políticas públicas, entre outras.
               Atualmente a Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastora atende com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 120 educandos na faixa etária entre 07 e 16 anos e 11 meses; 41 adolescentes entre 14 e 16 anos no Projeto “Adolescente Aprendiz e gerencia o Projeto de “Compra Direta” no Município. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem por objetivo principal, proporcionar um espaço de convivência social, bem como a formação cidadã, visando o desenvolvimento e potencialização do “protagonismo e autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária” (Tipificação, 2009).  Pautando-se este trabalho em atividades lúdicas, culturais e esportivas, pois constituem formas de “expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social” (Tipificação, 2009).
              Dentro da rotina institucional de segunda à sexta-feira funcionam 09 oficinas socioeducativas sendo elas: Artesanato, Cidadania, Dança, Educação Física, Espiritualidade, Informática, Pedagógica I, Pedagógica II, Pintura e Violão. E aos sábados quinzenalmente o  projeto “Canto e Encanto” que compreende o Coral Infanto-juvenil.
         Destarte, a instituição já vem a 10 anos desenvolvendo projetos relacionados à Formação Cidadã que promovam o desenvolvimento biopsicossocial dos educandos e suas respectivas famílias, bem como o bem estar e a garantia dos direitos sociais essenciais à vida humana, dos quais a saúde, mais especificamente a saúde mental está elencada.

Ir. Daiane - (Coordenadora do Projeto de Aprendizagem)

Breve Histórico da Entidade

Ao passar a residir na cidade de Tapejara, no ano de 1998, a Ir. Dirce da Silva, da Congregação das Irmãs de Cristo Pastor, sentiu a necessidade de ajudar as crianças carentes, e juntamente com algumas pessoas uniu forças e começou a fazer um trabalho com essas crianças. No entanto reuniam-se crianças e adolescentes uma vez por semana, ensinava-se datilografia e espiritualidade, com o passar do tempo e a adesão das crianças foi necessário aumentar as atividades realizadas, diversificando-as. Conseguiram-se monitores para a pintura em tecido, trabalhos manuais, aulas de inglês e recreação, sempre tentando conscientizá-los de seus direitos e deveres de cidadãos e cristãos. Com o aumento das atividades estas crianças e adolescentes passaram a serem atendidos duas vezes por semana até o término do ano de 2001. A partir do ano 2002 houve novamente a necessidade de repensar o atendimento as crianças adolescentes tapejarenses, pois a procura por parte deles era cada vez maior, então se formou uma comissão, pessoas que estavam auxiliando a pastoral fundaram a Associação Assistencial e Promocional Nossa Senhora Pastora - Pastoral do Menor.